Montagem Industrial

Braço de Torque

O torqueamento era realizado manualmente ou com ferramentas que não possuíam mecanismos de segurança adequados. Nesse processo, o colaborador posicionava seus membros superiores e o corpo em áreas críticas, ou seja, nas “linhas de fogo”.

O colaborador estava exposto ao risco durante a execução do torqueamento e era obrigado a adotar posturas inadequadas, inclinando-se ou posicionando os braços e mãos próximos aos pontos de pressão ou elementos móveis.

Além disso, o processo era demorado, demandando maior esforço físico e aumentando o tempo necessário para a conclusão de atividades e, por último, a qualidade do serviço, pois a precisão do torqueamento era variável, com erros de ajuste frequentes, o que compromete a eficiência da montagem e a durabilidade do equipamento.

Esses fatores combinados criavam um ambiente de trabalho com maior probabilidade de acidentes, baixa eficiência e inconsistências operacionais, justificando a necessidade de uma solução mais segura e eficiente.

Metas

Aumento da segurança dos colaboradores, produtividade e qualidade da atividade.

Ações

Metodologia E2E para definição e desenvolvimento do problema até teste da solução.

Objetivos

Criação de dispositivo para auxílio na atividade que reduzisse esforço físico dos empregados, exposição de membros ao risco, auxiliasse na ergonomia e melhorasse a qualidade do torqueamento.

Prazos

7 dias para elaboração do projeto, confecção do dispositivo, validação das equipes de mecânica e segurança e início supervisionado dos testes.

Desperdícios Tratados

Defeitos/retrabalhos, movimento, processamento excessivo.

Procedimento antes da solução

Torqueamento realizado manualmente ou com ferramentas que não possuíam mecanismos de segurança adequados. Risco de esmagamentos, cortes ou impactos causados por ferramentas ou componentes mal posicionados; postura inadequada, fadiga devido ao esforço excessivo; baixa produtividade e qualidade.

Confira algumas fotos

Procedimento com a solução

Eliminação da exposição do empregado à “linha de fogo”, evitando esmagamentos, cortes e impactos; ergonomia aprimorada, redução de movimentos repetitivos, fadiga e erros operacionais. Menor esforço físico, maior produtividade; maior qualidade a partir da precisão do torqueamento, garantindo maior durabilidade dos equipamentos.

Confira algumas fotos

Resultados

  • SSMA + riscos: redução de eventos na atividade para 0, eliminando a exposição dos colaboradores à “linha de fogo” e prevenindo esmagamentos, cortes e impactos;
  • Produtividade e custos: redução de cerca de 90% do tempo da atividade;
  • Qualidade: eliminação da necessidade de ajuste posterior (retrabalho) e melhora na durabilidade dos equipamentos;
  • Pessoas: maior segurança e motivação da equipe.

Entre em contato conosco e solicite um orçamento